sábado, 29 de março de 2014

Vergonha...

Ontem(27/03/2014) estive no aeroporto internacional do Rio de Janeiro (Galeão), e saí de lá me sentindo muito mal, uma mistura de vergonha, revolta, indignação e outros sentimentos mais. Não é admissível meus amigos que aquilo seja a porta de entrada da "cidade maravilhosa". Quem me conhece sabe o quanto eu amo esta cidade, talvez até por isso mesmo eu tenha ficado tão revoltado. Como pode um aeroporto internacional estar daquele jeito, largado, abandonado, sujo, ultrapassado, meu Deus, que tristeza. Não tenho tanta experiência internacional assim, e longe de mim querer parecer esnobe, mas já tive a oportunidade de desembarcar em alguns aeroportos de cidades grandes do "primeiro mundo", e o que posso afirmar com convicção é que o nosso aeroporto internacional está anos luz atrás deles. Me coloquei no lugar de um turista estrangeiro que sem saber falar português, desembarca no Galeão em um voo noturno, imaginem o pânico que deve ser chegar na área de desembarque e ser coagido por taxistas irregulares, cobrando valores exorbitantes por uma corrida. Já imaginou fazer uma conexão de madrugada, e não encontrar uma lanchonete aberta? Banheiros sujos, postos de informação turística fechados. Falando em lanchonete, o que dizer de um simples sanduíche custar mais de R$10,00? Placas de sinalização insuficientes e confusas. Elevadores em péssimos estado de conservação (quando funcionam). E o estacionamento, lotado, escuro, mal sinalizado e lógico excessivamente caro. É isso meus amigos, é assim que vamos receber gente do mundo todo daqui e menos de três meses durante a Copa do Mundo. Imagino que nos principais aeroportos do Brasil a situação não seja muito diferente disso, talvez uns mais, outros menos atrasados. É aquela velha história, se o Brasil ganhar a Copa os irresponsáveis dos nossos governantes, vão comemorar e bradar para todos que o evento foi um sucesso. Pão e circo para todos que em Outubro tem eleição...

Nenhum comentário:

Postar um comentário